Mais um belo dia solarengo na Quinta. Como diria a minha santa mãe, os prados vicejam galas. Os bicharocos atarefam-se e gozam a tranquilidade da vida do campo.
É. Mas nem todos. O nosso querido Epifânio, filho do porco Marcolino, deve ter nascido com dois parafusos a menos e recentemente desenvolveu uma tara quanto ao sino do portão que fica na entrada da propriedade. De cada vez que o ouve soar (e ouve-o ainda que esteja totalmente coberto de lama, quando chafurda) parece uma mola! Faz questão de fazer de porteiro, ou de mordomo, sei lá; para ele é uma questão essencial ser o primeiro a receber qualquer visitante, o que implica normalmente um percurso considerável atendendo às posições relativas da pocilga e da entrada da quinta.

É vê-lo, nessas alturas, a correr feito doido, com ar tresloucado, para que mais ninguém consiga receber os visitantes antes dele. Ainda não percebi se é apenas um motivo como outro qualquer para desatar a correr à maluca, ou se realmente gosta de ser o primeiro a lamber quem cá aparece... enfim. De qualquer forma tem sido costume, recentemente, vê-lo a treinar nas imediações do curral, sempre em busca de novos e maravilhosos tempos-record, sempre com aquela expressão de maníaco dócil no focinho.
Quem não gostou nada da brincadeira, ou por outro lado gostou demasiado da brincadeira, foi a minha pombura, a Vaca Louca. Pois. Por pirraça ao Epifânio ou então por não poder ver nada, após ter observado esta nova mania do porquito encafuou-se na oficina durante dois dias consecutivos, e, exibiu-se recentemente munida de um conjunto de rodados que lhe permitem rivalizar com a energia e velocidade do Epifânio.

Desde então tem-se divertido a gorar as corridas do porquito rumo ao portão norte, entrada principal, onde o espera com um sorriso matreiro.
Para ela é fácil. Dispõe de um sistema de propulsão apenas ao alcance das vacas. Qual é? Pois dou duas pistas: é de retro-propulsão, e é a gás. Se não é fácil acreditar, é favor conferir a veracidade da afimação no quinto item desta página sem esquecer que há mais dados relevantes na página seguinte da fonte indicada.
plantado por Badalo @ 15:05 |